CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS INAUGURA UNIDADE EM CONGONHAS

0
275

Acontece na manhã desta quinta feira dia 30 de novembro, a inauguração do Posto Avançado de Bombeiros na cidade de Congonhas, mais precisamente na praça Quintino Vargas, no bairro Santa Mônica, naquela cidade.

A cerimônia de inauguração tem previsão de início para ás 09:30h, e será presidida pelo Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Coronel Edgar Estevo da Silva, contando ainda com a presença de inúmeras autoridades, dentre as quais o prefeito Municipal de Congonhas, sr José de Freitas Cordeiro.

O Posto Avançado de Congonhas, nasceu fruto de um árduo trabalho e parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Congonhas e diversos segmentos da sociedade da região do Alto Paraopeba, que não mediram esforços para que um sonho alimentado por décadas, se tornasse realidade, para aquela importante cidade e região.

A CIDADE DE CONGONHAS

Com cerca de 60 mil habitantes, segundo o IBGE(2016), o município de Congonhas situa-se cerca de 70 km da capital, ficando a margens da rodovia BR 040.

A cidade é cortada pelo Rio Maranhão principal nascedouro do Rio Paraopeba.
Possui um solo rico em minério de ferro sendo importante região de extração de minério e dotada de indústrias metalúrgicas no cenário internacional como a CSN, Vale, Ferteco, Gerdau-Açominas dentre outras.

Além disso também, é importante cidade do turismo, histórico, cultural e religioso, onde destacam-se o conjunto arquitetônico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1985, pela Unesco, graças a grandiosidade das obras de arte do gênio Antônio Francisco Lisboa o mestre “Aleijadinho”.
Além disto, a “Cidade dos Profetas” possui outros atrativos como o recém inaugurado Museu da Imagem e da Memória e o Parque das Cachoeiras dentre outros, fazendo desta cidade e região, uma área de grande interesse para o povo mineiro, motivo da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O POSTO AVANÇADO

Dentro do Planejamento Estratégico e o Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar, a cidade de Congonhas mereceu desde cedo um grande interesse do Estado, motivando tratativas para instalação de uma unidade do CBMMG

Dentro do processo de capilarização da Corporação e contando com o inesgotável apoio do Poder Executivo local, o Posto Avançado de Congonhas, situa-se em uma área estratégica da região e do município facilitando as ações e operações de prevenção e combate a sinistros, busca e salvamento, Defesa Civil, combate a incêndio, dentro da área de atuação de acordo com as diretrizes e ordens emanadas pelo Comando da Corporação.

A instalação de um Posto Avançado na cidade de Congonhas será primordial para um dos princípios basilares da Instituição que busca nas proximidades dos grandes centros urbanos a efetiva diminuição do tempo -resposta, que é a otimização dos recursos humanos e logísticos do CBMMG, promovendo a redução do tempo resposta, entre o acionamento da Corporação e a chegada das equipes de salvamento ao local da ocorrência.

Além disso, a necessária e importante transmissão de segurança à população mineira, razão maior e constitucional da existência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here