Prefeitura de Carandaí envia Orientação para vacinação contra febre amarela

0
1540

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres.

Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação, principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar para área rural, silvestre ou de mata.

Em Carandaí o Posto de vacinação funciona de 08 as 16 horas, situado a Rua Dr Luiz de Medeiros,21 Centro Próximo a Secretaria de Saúde.OBS- Caso algum morador encontre um primata não humano morto (macaco, mico…), entre em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município através do telefone (32) 3361-1631, pois a equipe irá no local avaliar se há condições de coleta e envio para exames laboratoriais.

O que as pessoas não sabem ou se esquecem é que os macacos, além de também serem vítimas da doença, prestam um importante auxílio no controle da Febre Amarela. Isso porque os primatas fazem o que chamamos de papel de sentinela, ou seja, a detecção dos
primeiros primatas mortos é um indicador de que podem estar ocorrendo casos de febre amarela naquela região, o que possibilita o rápido início de ações preventivas e de vacinação antes que a doença se espalhe.

Ou seja, no que se refere à febre amarela, os macacos na
verdade ajudam a evitar epidemias, casos urbanos e mais mortes de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here