Lafaietense Ygor Antônio Tinoco Martins participa pela segunda vez da expedição ao continente Antártico

0
5334

Lafaietense Ygor Antônio Tinoco Martins participa pela segunda vez da expedição ao continente Antártico, onde realizará pesquisa sobre aclimatização e das respostas fisiológicas do corpo humano ao continente gelado.

Ygor é formado em Educacão Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde ingressou no projeto “Sobrevivendo no Limite: A medicina polar e a antropologia da saúde na Antártica” liderado pela coordenadora profª Dra. Rosa Arantes junto ao Laboratório de Fisiologia do Exercício.

No ano de 2017 esteve acampado durante 15 dias na Ilha de Livingston região das Ilhas Shetlands do Sul acompanhando um grupo de arqueólogos também da UFMG.

As pesquisas realizadas na Antártica são apoiadas pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar) junto a Marinha do Brasil e as Forcas Aéreas Brasileira. Dia 3 de fevereiro Ygor embarca para mais uma expedição onde ficará por mais 21 dias em acampamento acompanhando e realizando testes físicos nos pesquisadores participantes do Proantar.

A Antártida, também denominada no Brasil por Antártica,é o mais meridional dos continentes e um dos maiores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.

Veja algumas fotos da expedição em 2017:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here