ESTUDANTES DE MEDICINA ESTAGIARAM EM CARANDAÍ POR TRÊS MESES E DISSERAM “NÓS SÓ TEMOS A AGRADECER A CIDADE”

0
1884

Três alunos do curso de Medicina da FASEH – Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, que fica localizada no município de Vespasiano em Minas Gerais residiram por três meses em Carandaí estagiando com um Internato em Saúde coletiva e atenção primaria.

Os estudantes que estão no 12º período do curso de Medicina se dividiram entre três Unidades Básicas de Saúde e vivenciaram de perto a rotina diária dos carandaieses.

A aluna Gabriela ficou na UBS do Pontilhão e disse que o período de estágio em Carandaí foi uma experiência única que acrescentou muito para si, tanto profissionalmente, quanto na vida pessoal também.

Gabriela é de Desterro de Entre Rios mas vive à nove anos em Belo Horizonte, e pôde se sentir em casa com o acolhimento, a paz e calmaria de Carandaí.
Na prática ela viu o quão importante foi o estágio para aprimorar seus conhecimentos e se preparar ainda mais para seguir com a missão escolhida profissionalmente como médica.

O estagiário Marcelo, atuou na UBS da Estação e diz ter ficado imensamente feliz em participar da experiência, onde pôde desenvolver um trabalho eficiente na área da medicina da família juntamente com os demais colegas.

Ele acredita ter elaborado um trabalho muito bom para a população de Carandaí que frequentava a UBS, e disse ainda sobre a possibilidade de seguir na área da medicina da familiar.

Já o estudante Jaider, que é natural de Crucilândia em Minas Gerais e também vive atualmente em Belo Horizonte, fez o estágio na UBS Santa Cecília e disse ter sido fantástico e vivenciou uma das melhores experiências durante faculdade para seu crescimento profissional, pois presenciou o dia a dia da Unidade de perto e viu que atuar na medicina vai muito além do que atender simplesmente os pacientes, é preciso um acompanhamento. Ele observou as dificuldades dos pacientes e a qualidade das visitas domiciliares, e garantiu que de todas as cidades que ele já passou, Carandaí é a cidade que tem a melhor estrutura em relação ao sistema de saúde.

Os médicos orientaram muitos pacientes com dicas de prevenção contra a Febre Amarela.

Os futuros médicos tiveram o apoio dos representantes municipais, que ofereceram boas condições de moradia e lazer, além do apoio técnico.

Ressaltaram ainda sobre a estrutura das UBS’s, na qual puderam trabalhar em ambientes arejados, com equipamentos eficazes e tiveram oportunidade de desenvolverem ações e procedimentos diversos.

Eles agradecem em especial ao Secretário de Saúde, Denilson, a coordenadora Ludmilla, ao Prefeito Washington Luiz Gravina e a todos os colaboradores da saúde pela oportunidade única de poderem atuarem com o internato de medicina para toda a população carandaiense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here