Concurso de marcha de Pedra do Sino é cancelado por estar irregular.

0
1619

O concurso de marcha em Pedra do Sino no domingo, dia 09 de junho foi impedido pelo IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária de ser realizado devido à falta de regularidade com a legislação.

O tradicional Concurso de Marcha de Pedra do Sino este ano sendo o XVII, aconteceu no último fim de semana, nos dias 07, 08 e 09 de junho no Campo de Futebol do distrito carandaiense.

A festa que acontece anualmente, promovida pelo Clube do Cavalo de Carandaí reúne inúmeros produtores rurais, amantes de cavalos e público em geral, teve início na noite de sexta-feira com um jogo de futebol, no sábado aconteceu o concurso de marcha regional com a presença de veterinário e registro efetuado no IMA, já no domingo, ocorreu a cavalgada e logo após começaria o concurso.

No entanto, à organização do evento preferiu realizar o concurso de marcha que seria local, de forma irregular, sem a exigência de exames dos animais participantes e sem a presença do veterinário, porém, foi impedido através da fiscalização do IMA de Carandaí.

Vale lembrar que, para animais disputarem qualquer concurso de marcha é necessário que os mesmos estejam em dia com uma série de exames, garantindo assim, a saúde do animal para participar do evento, sendo também indispensável a presença de um veterinário para caso haja alguma ocorrência com os cavalos durante as provas, além do evento estar devidamente registrado.

– O IMA fiscaliza se há no evento (concurso de marcha) a presença de um veterinário;
– O IMA exerce a missão na defesa sanitária e vegetal, a inspeção e a certificação de produtos contribuindo para a proteção da saúde pública e para conservação do meio ambiente;

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é órgão responsável pela gestão nacional, assim o IMA, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, é responsável por fiscalizar, inspecionar, aplicar sanções administrativas conforme a legislação, entre outras medidas.

A organização do evento não se manifestou até o momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here