I FESTIVAL CULTURAL & GASTRONÔMICO DE CARANDAÍ É SUCESSO ENTRE OS PARTICIPANTES E POPULAÇÃO!!

0
169

Familiaridade, comida e bebida de qualidade a preço acessível, ótima estrutura, música ao vivo e entrada franca foram os ingredientes. A receita não poderia ser outra: SUCESSO!
Com o objetivo de fortalecer e valorizar a Cultura, a Gastronomia e o Turismo da cidade, a Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em parceria com a Associação dos Feirantes de Carandaí – ASFEC, realizaram o “I Festival Cultural & Gastronômico”, que aconteceu nos dias 11,12 e 13 de outubro e contou com a participação de bares, restaurantes, lanchonetes e buffets carandaienses que ofereceram o que há de melhor da culinária mineira e local.
Durante o Festival as pessoas tiveram oportunidade de saborear diferentes pratos feitos especialmente para o evento e degustar vários tipos de chopes. Os estabelecimentos participantes ganharam um workshop “Bases de Cozinha” no Hotel Senac Grogotó no dia 07 que antecedeu o Festival para receber dicas e auxiliar na criação dos pratos. Estes, foram criados a partir da utilização de produtos da agricultura carandaiense e comprados na ASFEC para valorizar os produtores da cidade. Já os chopes foram comercializados pelas principais cervejarias da região, como Krug Bier, Laut Beer, Verace, Barock e Loba. Também contamos com um beer truck de drinks artesanais.

Na sexta-feira (11) o prefeito Vasiquinho, juntamente com o vice prefeito Cor Jesus, a Encarregada do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Mariza Mateiro, a Presidente da ASFEC e culinarista Virgínia Queiróz, o Gastrônomo Jefferson Marques, Thamirys Souza, membro da Comissão Organizadora, o Comandante da Polícia Militar, Marcos Jacó e o Deputado Estadual Cristiano Silveira fizeram a abertura do I Festival Cultural e Gastronômico – Carandaí 2019. Logo em seguida, o Gastrônomo Jefferson Marques abriu a noite com uma Aula Show de Gastronomia na “Cozinha do Festival” montada no Coreto, executando a receita de uma deliciosa cocada de cenoura.
O Prefeito Vasiquinho agradeceu ao público, os estabelecimentos participantes e falou sobre a importância do evento se tornar tradicional na cidade, com foco no impulsionamento da economia principalmente na área de alimentos, bebidas e no aumento da atividade turística.

Durante a programação do Festival tivemos oficinas de arte e gastronomia. Na manhã do sábado (12) a Guarda de Congada Nossa Senhora da Guia se apresentou na Praça Vô Costa, a culinarista Virgínia Queiróz, também organizadora do evento ministrou Oficina de Gastronomia para crianças também na Praça Vô Costa, colocando em prática a receita de um delicioso cookie de cenoura.
No sábado também tivemos Oficina de Canto Popular para crianças com o professor Marcos Vinícius Salomão na sede da Corporação Musical Santa Cecília e Oficina de Percussão para os integrantes das duas fanfarras, Fanfarra Abelard Pererira e Fanfarra Professor Luduzinho, na Escola Municipal Abelard Pereira.

No domingo abrimos a programação do I Festival Cultural e Gastronômico com a apresentação dos alunos da APAE, em seguida tivemos a apresentação da CIA de Teatro Arte em Cena, com o espetáculo “Plutf, o Fantasminha”. Após o espetáculo, os artistas da CIA Arte em Cena participaram da Oficina de Teatro com atores da CIA Bem Te Vi, da cidade de Ouro Preto na sede da Corporação Musical Santa Cecília de Carandaí. A noite tivemos a apresentação da Orquestra dos alunos do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, da cidade de São João del-Rei – MG.
Além disso, tivemos várias atrações musicais durante os três dias do Festival. Gêneros como Jazz, Blues, MPB, Samba, Pop Rock, Pagode e Sertanejo agradaram o público presente.

Para a Encarregada do Departamento de Cultura Mariza Mateiro, o Festival superou todas as expectativas. “Recebemos um público acima do esperado. Foi um belo evento, que teve a participação da população carandaiense e de vários turistas. Cumprimos o nosso dever, foi um trabalho construído através de parcerias e por uma comissão organizadora capacitada. Vamos trabalhar cada vez mais para divulgar e elevar o nome da nossa cidade, buscando sempre a valorização de nossa cultura”, concluiu.

No último dia do Festival, os estabelecimentos participantes receberam das mãos do Prefeito Vasiquinho e seu Vice Cor Jesus, troféu de participação e brinde oferecido pelo Banco Sicoob em reconhecimento pela culinária e participação no evento.

A Administração Municipal faz um agradecimento especial aos patrocinadores, colaboradores, comissão organizadora e enobrece a qualidade do evento. Agradece também todos os estabelecimentos e associações participantes do Festival, Restaurante Laluna, Tenda da Cris, Espaço Gourmet, Buffet Virgínia Queiroz, Restaurante Bistrô, Restaurante Rosana, Restaurante Prainha, Tenda Estrada Real, Tenda da Corporação Musical de Santa Cecília e Congada Nossa Senhora da Guia, Associação dos Artesãos de Carandaí, Odilon Artesanato, ASFEC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here