PREFEITO DECLARA CALAMIDADE PÚBLICA EM CARANDAÍ

0
598

O Prefeito Municipal Washington Luís Gravina Teixeira encaminhou, na tarde desta segunda-feira, dia 23/03/2020, à Câmara Municipal o Decreto Legislativo n° 001/2020 para que aquela casa reconheça a situação de CALAMIDADE PÚBLICA decorrente da Pandemia causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) no Município de Carandaí.

O momento é crítico e demanda a união de todos.

Cabe ao Poder Público adotar todas as medidas pertinentes, pontuais e responsáveis para assistir nossa população.

Neste sentido, já ciente das proporções que a Pandemia tem tomado, avançando com uma rapidez impressionante e levando a óbito milhares de pessoas, pretende a Administração Municipal um amparo legal para qualquer providência que se faça necessária no enfrentamento do CORONA VÍRUS.

Assim como o Governo Federal já declarou, com a aprovação do Congresso Nacional, e, bem assim, o Estado de Minas Gerais, através da aprovação da Assembleia Legislativa, chegou a vez de Carandaí, com o envio do decreto abaixo para apreciação dos Vereadores.

Mesmo com toda a atuação célere e pontual da Administração, as previsões para todo o território nacional são assustadoras. Basta observar os dados de mortes e pacientes com complicações graves em países desenvolvidos.

Temos seguido todas as orientações dos órgãos oficiais e continuamos fazendo um grande esforço para que a população entenda e aplique as medidas de prevenção.

Porém, isto não é o suficiente. Carandaí possui, até a presente data, dois casos sob investigação, considerados como suspeitos de Covid-19, conforme os protocolos do CIEVS.

Importante lembrar que a doença causada pela infecção do Corona Vírus tem graves complicações para o aparelho respiratório dos pacientes. Nosso Município Possui apenas dois respiradores artificiais e não contamos com Unidade de Terapia Intensiva.

Assim, o mais importante hoje, é evitar que o vírus se alastre, sobretudo durante o pico da Pandemia, que tem seu início previsto para 06 de abril.

A adoção das medidas administrativas possíveis ao enfrentamento da Pandemia pressupõe possível necessidade de gastos não contemplados na lei orçamentária.

Portanto, o Poder Executivo aguarda a aprovação do Decreto Legislativo n°01/2020, para declarar Situação de Calamidade Pública no Município de Carandaí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here